Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

Santana-Maia Leonardo - in Nova Aliança

 

José Sócrates é, hoje, o grande referencial do grau zero (ou melhor, abaixo de zero) a que chegou a política e a ética no nosso país, onde a falta de vergonha e o descaramento se associaram, ao mais alto nível, para corromper a essência de todas as instituições democráticas.
Compreendo as preocupações e os receios do Presidente da República. Cavaco Silva está na mesma situação do médico que, apercebendo-se que as metáteses do tumor se ramificaram e alastraram a todos os órgãos da nação portuguesa, conclui que já não vale a pena operar o doente.
Cavaco Silva tem, no entanto, também muitas responsabilidades na situação a que o país chegou, porque, apesar de ser professor de Economia e conhecer bem a lei de Gresham («a má moeda expulsa a boa moeda»), deixou-se afinal iludir pelo valor facial das moedas, acabando por contribuir, juntamente com Jorge Sampaio, para que a má moeda entrasse em circulação.
Mas não adianta agora chorar sobre leite derramado. Neste momento, quanto mais depressa o doente morrer melhor. Aliás, Portugal precisa de morrer o mais depressa possível para poder renascer das cinzas. E para isso, a demissão de José Sócrates é uma medida de higiene indispensável para podermos, pelo menos, sonhar em viver num Portugal novo, limpo e asseado.