Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

29 Jun, 2012

O PODER AUTÁRQUICO

..

O poder autárquico foi muito importante a seguir ao 25 de Abril, quando se tratava de democratizar o funcionamento das instituições e de criar novas infra-estruturas de saneamento básico, vias de comunicação e algumas estruturas sociais. Entretanto, o poder político autárquico instalou-se, rodeou-se de clientelas e de conivências, usou e abusou dos recursos – humanos e financeiros – e, chegaram a corrupção e o nepotismo.

.

Relativizar a questão com o argumento de que o poder autárquico é mais eficiente e mais económico, para a mesma função, do que o poder central poderá ser verdade, mas não justifica os vícios do poder autárquico.

.

Na maioria das autarquias, a aliança dos autarcas com as empresas de construção e de obras públicas arruinou a paisagem portuguesa, consumiu recursos enormes enormes, nacionais e europeus, e terá criado algumas grandes fortunas que por aí andam e se vêem sem precisar de óculos. Será esta a razão por que os governos de José Sócrates nunca aceitaram a criminalização do enriquecimento sem causa justificada.

.

Acontece também que as autarquias se habituaram, pelas razões descritas ou mero atavismo, a serem meras comissões de obras públicas e raramente se assumem como governo do concelho.

.

Henrique Neto, in UMA ESTRATÉGIA PARA PORTUGAL, pág.199-200

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.