Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

OBRAS DE RESTAURO EM SANTA MARIA DO CASTELO

Resposta da presidente da câmara

ao pedido de esclarecimento dos vereadores eleitos pelo PSD

O vereador Santana-Maia Leonardo apresentou um pedido de esclarecimentos dos vereadores do PSD, sobre “Obras de Restauro em Santa Maria do Castelo”, cujo teor abaixo se transcreve:

«Segundo foi divulgado no blogue Cidadão Abt, um blogue abrantino que, apesar de anónimo, tem revelado sempre uma enorme seriedade no tratamento dos temas, a Câmara Municipal de Abrantes andaria a efectuar , tendo, para o efeito, publicado a foto que se anexa.Tratando-se de Monumento Nacional, as referidas obras de restauro carecem necessariamente de autorização da tutela. Por outro lado, parece-nos (opinião de leigo) que seria recomendável que o túmulo fosse tapado para evitar poder ser corrompido com produtos químicos ou tinta.

Pelo exposto, os vereadores eleitos pelo PSD gostariam de saber se as obras de restauro de alguns frescos na igreja de Santa Maria do Castelo por cima do túmulo gótico foram autorizadas pela tutela e qual a razão por que o túmulo não foi protegido?»

A Presidente da Câmara disse que as obras de restauro estão a ser realizadas pela Câmara Municipal no âmbito de um Protocolo de Colaboração com a Direção-Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo para a recuperação e a valorização da Igreja de Santa Maria do Castelo, aprovado em reunião de câmara, sendo as obras custeadas inclusivamente pela Direção Regional.

Disse ainda que a empresa responsável foi sugerida pela própria tutela. Não houve, até agora indicação por parte dos técnicos envolvidos de que o túmulo não estaria suficientemente acautelado, em quem confia inteiramente, aliás muito mais que num blog, que inclusivamente desconhece o seu responsável.

Aproveitou para referir que, já no âmbito desta intervenção, foram levantadas pelos técnicos algumas questões, tendo sido solicitada a presença célere do IGESPAR, que já fez levantamento e orçamento para a realização de outras intervenções. 

.Ver Secção VII do DOSSIÊ II: Diversos

2 comentários

Comentar post