Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

PEDIDO DE ESCLARECIMENTO DOS VEREADORES DO PSD
E RESPOSTA PRESIDENTE DA CÂMARA
 

TROÇO ARRIFANA - ROSSIO AO SUL DO TEJO

(vide http://amar-abrantes.blogs.sapo.pt/129944.html)

 

O Vereador António Belém Coelho apresentou o seguinte pedido de esclarecimento dos vereadores eleitos pelo PSD, relativamente ao troço Arrifana - Rossio ao Sul do Tejo:
 
«Tendo em conta a importância que reveste, para a cidade de Abrantes, a via que atravessa o Rossio ao Sul do Tejo e a Arrifana (EN2), e que se traduz num grande afluxo de trânsito diário, quer de ligeiros, quer de pesados (passageiros e mercadorias), não podemos deixar de alertar este executivo para o estado extremamente degradado do piso, sobretudo no troço que começa no entroncamento com a rua da estação de caminhos-de-ferro e tem o seu terminus no final de Arrifana, o que já tem, aliás, provocado prejuízos materiais em diversas viaturas. Acresce que a sinalização luminosa (semáforos) encontra-se praticamente inoperacional e bastante danificada. Face à urgência da situação, que se vem agravando e repetindo todos os anos, gostaríamos de saber se existe uma data definida para substituição ou reparação do piso e dos semáforos e quais as diligências que a Câmara já efectuou para resolver este grave problema. Sendo certo que, tratando-se de uma das principais portas de entrada na cidade de Abrantes, a presente situação constitui um péssimo cartão-de-visita para a cidade e para o concelho, na medida em que se revela um grande desleixo e desmazelo».
 
A presidente da câmara começou por referir que esta é uma das prioridades em termos de manutenção da rede viária. Uma outra prioridade é a Avenida António Farinha Pereira, outra entrada da cidade, cujo projecto está mais avançado, estando incluído o investimento na contratualização. Quanto à primeira situação, mais atrasada, estão a ser iniciados os projectos que incluirão, a além do pavimento, a rede de águas pluviais, electricidade, gás natural, cabodutos para fibra óptica e sinalização luminosa.
 
O vereador Santana-Maia Leonardo questionou a presidente da câmara, se prevê um prazo para o troço de Arrifana - Rossio ao Sul do Tejo.
 
A presidente da câmara respondeu que não prevê um prazo. No entanto, espera que o projecto possa ser concluído este ano, para que a obra seja lançada em 2011. A propósito, deu conhecimento, que solicitou uma reunião com o Presidente da E.P. –  Estradas de Portugal, para falar sobre diversos assuntos, nomeadamente, sobre o IC9 e sobre as estradas que não estão sob a alçada do município. Aproveitou também para informar que já foi aprovado o estudo prévio do IC9, bem como o estudo de impacto ambiental.