Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Santana-Maia Leonardo - in Nova Aliança
Em Mouriscas, de frente para a casa que o viu nascer, jaz, desde ontem (11 de Março), o juiz conselheiro Manuel Lopes Maia Gonçalves, uma das maiores referências nacionais do Direito Penal e Processual Penal e um dos maiores vultos do concelho de Abrantes do século XX.
Ainda hoje continuam a ser da sua autoria os Códigos Anotados de Direito Penal (18 edições) e de Direito Processual Penal (estava a trabalhar na 18ª edição) mais emblemáticos, mais consultados e mais referidos pela doutrina e pela jurisprudência.
Natural de Mouriscas, Maia Gonçalves também aí quis ficar sepultado em campa adquirida por si com vista para a casa onde nasceu, como me fez questão de mostrar, em Agosto do ano passado, no dia em que a sua mulher foi sepultada.
Grande referência ética e moral da magistratura portuguesa, gostava de dizer, com uma certa graça: «um juiz tem de ser um homem bom e sensato. Ponto final. E, se possível letrado.» E o juiz conselheiro Manuel Lopes Maia Gonçalves reunia, efectivamente, essas três qualidades: era um homem bom, sensato e letrado, “cousas que juntas se acham raramente”. Que descanse em paz!

Vide:

http://www.pgr.pt/portugues/grupo_soltas/noticias/informacao-MaiaG.htm 

http://motg.blogs.sapo.pt/arquivo/914378.html