Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

PROMOÇÃO DO DESPORTO E ACTIVIDADE FÍSICA

Intervenção da bancada do PSD

  

Na sociedade contemporânea o desporto e a actividade física têm um papel importantíssimo no desenvolvimento de competências em diferentes domínios, dos quais destacamos os domínios: educativo, social, cultural, saúde e económico. A promoção do desporto e actividade física é hoje, por tudo aquilo que significa, uma forte preocupação do Parlamento Europeu, devendo ser também uma preocupação do Governo da República Portuguesa e dos Municípios. Parece-nos que o reconhecimento da importância do desporto e da actividade física por parte do actual executivo é real e expressa-se na actividade desenvolvida pela Divisão do Desporto e da Juventude.

 

Contudo existe por parte do PSD a forte convicção de que uma política de desenvolvimento desportivo, que se quer sustentada, exige um conjunto de objectivos e medidas pelos quais se deve reger, sendo um instrumento de base para essa sustentabilidade o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo.

 

No nosso município existe um Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo elaborado em 2000, que definia objectivos e previa medidas até 2006, pelo que consideramos que já devia ter sido elaborado novo Plano, pois já passaram 4 anos do limite temporal definido pelo supra referido Plano.

 

Assim, as questões às quais gostaríamos de obter resposta, são as seguintes: 

 

        1. Neste momento existe um Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo actualizado?

        2. Neste momento existe uma Política Desportiva claramente definida?

 

Ou estamos numa fase, como o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de 2000 diagnosticava, em que «constata-se que nunca foi claramente definida uma política para o desenvolvimento das actividades físicas e desportivas no concelho de Abrantes. As iniciativas que têm sido tomadas, são-no de uma forma avulsa e não integradas num sistema coerente e planificado, que nos permita perceber quais os objectivos a alcançar.» (Gonçalves & Mil-Homens de Matos, 2000, p. 35)

 

Termino manifestando ao executivo a disponibilidade do PSD para ajudar a elaborar e desenvolver novas políticas de desenvolvimento desportivo para o nosso concelho.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.