Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras." (Aristóteles) - FOTO: Barcelona
Santana-Maia Leonardo - in Nova Aliança
A Câmara de Abrantes comportou-se com o centenário mercado municipal da mesma forma como certos senhorios se comportam com os seus inquilinos quando os querem pôr a mexer. Ou seja, deixam o arrendado degradar-se e deteriorar-se de tal maneira que não resta ao inquilino outra alternativa senão ir-se embora.
E foi isto que sucedeu ao mercado municipal. Com efeito, se houvesse alguma vontade de manter o mercado naquele local, a Câmara não teria permitido a instalação dos hipermercados na cidade sem fazer uma grande intervenção no mercado municipal, dotando-o de instalações modernas e competitivas, capazes de atrair e fixar novos comerciantes e novos clientes.
Ao adiar, sistematicamente, a sua intervenção neste espaço, iludindo os papalvos com a iminência de uma grande obra, era evidente que o seu objectivo era precisamente o de esvaziar de importância o mercado municipal, retirando-lhe clientes e comerciantes, de forma a que o seu encerramento fosse recebido como uma morte anunciada.
E encerrado o mercado, os poucos comerciantes que ainda sobejam cabem em qualquer cubículo e dão graças por qualquer buraco.
Mas já não faltará muito para sabermos quem irá beneficiar com a saída do mercado municipal das suas instalações centenárias... Não sejamos ingénuos!