Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

MUSEU IBÉRICO

Intervenção dos vereadores do PSD

 

O vereador Belém Coelho referiu que o estudo de viabilidade teria que estar pronto antes de qualquer decisão. Embora os museus não se paguem a eles próprios deverão ser analisados os públicos, onde ficarão, onde se alimentarão, etc.

 

Acrescentou que as palavras citadas na rádio não são palavras de café e que, se alguém lançou gasolina, não foi aqui. Foi num programa de rádio. Das palavras ditas, qualquer pessoa tira as suas conclusões e os vereadores Belém Coelho e Santana Maia não estão a dizer que o que foi dito é verdade. Estão a pedir que se investigue. (...)

 

O Vereador Santana Maia acrescentou que, se alguém está a extrair conclusões antecipadas, é do Dr. Carlos Arês e não os vereadores do PSD. O que os vereadores do PSD dizem é o seguinte: O Dr Alves Jana lançou acusações gravíssimas (que configuram crimes graves e públicos) sobre a colecção e o coleccionador, designadamente sobre a forma ilícita como foi adquirida "grande parte das peças", para usar as suas palavras, o que nos obriga, por lei, a participar este facto ao Ministério Público. Este é um dado factual objectivo e que não inclui qualquer juízo de valor sobre quem quer que seja ou sobre a colecção. 

 

Por outro lado, a ser verdade que tudo isto não passa de uma enorme calúnia, ao proferi-la publicamente da forma com o fez, o Dr Alves Jana coloca necessariamente em causa a continuidade da sua esposa no projecto do museu. Também aqui não se trata de uma politização ou fulanização da questão mas tão-só e apenas de responsabilização. Se eu for advogado de uma pessoa, o simples facto de a minha mulher ir para a rádio denegrir a imagem do meu cliente,  revelando publicamente os crimes que ele cometeu, põe em causa necessariamente a minha continuidade como advogado dessa pessoa.