Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

PONTES DA ALDEINHA E DO ARCO - SITE DAS FREGUESIAS - MARGENS DO TEJO

Esclarecimentos da presidente da câmara ao pedido dos vereadores do PSD

 

O Vereador Rui André apresentou o seguinte pedido de esclarecimentos:

 

“Os vereadores do PSD gostariam de saber o seguinte:

 

     I)   Para quando a reconstrução do ponte da Aldeinha, freguesia de Rio de Moinhos, que foi destruída no mês de Dezembro de 2009?

 

     II)  Já se encontra calendarizada alguma vistoria à ponte do Arco, em virtude do grande aumento do volume de trânsito para o qual não está manifestamente preparada?

 

     III)  Em que situação se encontra o projecto, iniciado pelo anterior executivo, de criação de um site para todas as freguesias do concelho através do portal da autarquia?

 

     IV)  Para quando se prevê a realização do projecto intermunicipal de recuperação e valorização das margens do Rio Tejo entre os Concelhos de Vila Nova da Barquinha, Constância e Abrantes?”

 

Quanto à questão da ponte da Aldeínha a Presidente da Câmara informou que, embora se reconheça a premência da sua reconstrução, ainda não há data precisa para a sua execução, na medida em que é necessária a execução do projecto e a obtenção de licenciamento junto das entidades competentes. Relativamente à ponte do Arco não conhece a condição da mesma. No entanto, irão os serviços averiguar e informar em conformidade.

 

Sobre a criação de site para todas as freguesias, informou que o projecto intermunicipal Médio Tejo Digital irá ser reestruturado e que os sites das freguesias irão ser incluídos nesse projecto, num âmbito mais alargado. Por agora, estão os serviços municipais a criar condições para que, logo que haja essa reestruturação, seja possível avançar com os sites de imediato.

 

Por último, e sobre a questão da valorização das margens do Tejo, deu conta que a iniciativa se insere no âmbito do PROVERE – Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos – Estratégias de Eficiência Colectiva. Nesta iniciativa, pretende-se a criação de uma rota pedonal, que permita também o trânsito de bicicletas, desde Alvega até Vila Nova da Barquinha. Referiu que o projecto será desenvolvido em 2011 e que, pese embora os recursos e os meios disponíveis tenham vindo a ser canalizados para outros projectos mais urgentes, este não está abandonado. Já foi feito um levantamento e já foram realizadas reuniões com a ARH – Administração da Rede Hidrográfica do Tejo, IP. com vista à necessária articulação dos acessos ao rio, em ambas as margens.