Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Santana-Maia Leonardo - in Nova Aliança 

 

Quando foram começadas a construir as SCUTS, defendi o princípio do utilizador/pagador para evitar que os encargos com as mesmas se viessem a transformar, a prazo, num peso absolutamente insuportável para o bolso dos contribuintes. Não foi esse, no entanto, o caminho seguido, tendo-se optado por recorrer aos impostos de todos para pagar o proveito de alguns.

 

Acontece que, em consequência desta política absolutamente irresponsável do Partido Socialista, a carga fiscal dos portugueses, directa e indirecta, disparou para níveis absolutamente insuportáveis para a esmagadora maioria dos portugueses que vêem o seu rendimento livre mensal não chegar sequer para satisfazer as suas necessidades básicas e as obrigações assumidas. Ora, manter os impostos altos para pagar as SCUTS e introduzir o sistema de portagens nas SCUTS é estar a comer por dois carrinhos. Ou seja, a introdução das portagens nas SCUTS só seria aceitável se houvesse uma redução geral de impostos proporcional ao que o Governo tenciona arrecadar com as mesmas.

 

Por outro lado, o Governo decidiu ainda começar a encerrar escolas, serviços de saúde e outros serviços públicos por esse país fora com o argumento de que essas localidades que perderam os serviços estavam agora servidas de boas estradas (em regra, as SCUTS) que as colocavam perto dos locais para onde esses serviços foram deslocados. Ora, também por este motivo não me parece sério colocar portagens nas SCUTS sem devolver a essas terras os serviços que perderam com o argumento das boas acessibilidades.