Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

ETAR DAS ARRECIADAS

Resposta da presidente da câmara

ao pedido de esclarecimento dos vereadores do PSD

 

O vereador António Belém Coelho apresentou um pedido dos vereadores eleitos pelo PSD relativo ao funcionamento da ETAR de Arreciadas, que abaixo se transcreve.

 

Tendo em conta as notícias postas a circular na net sobre o mau funcionamento da Etar das Arreciadas, os vereadores do PSD gostariam de ser informados se existe algum fundamento nestas notícias e, em caso afirmativo, quais os problemas com que se depara actualmente esta ETAR, quais as consequências para o ambiente e para as populações do seu mau funcionamento e quando pensa a Câmara ter o problema solucionado. Gostariam ainda que lhes fosse feito o ponto da situação das diferentes ETAR's do concelho.

 

A presidente da câmara disse que existe um controlo apertado por parte da empresa e, por sua vez, dos Serviços Municipalizados que verificam o trabalho da empresa, sobre o cumprimento dos parâmetros dos efluentes. Algumas ETAR estão inclusivamente a ser intervencionadas para que se reduza a quantidade de azoto e de fósforo. Disse que apesar poder haver um ou outro problema pontual, mas não existem problemas graves. Os Serviços Municipalizados prepararão o relatório sobre o ponto de situação das ETAR do concelho, conforme solicitado.

 

A construção ou a reformulação de ETAR de junto às localidades, além causar alguns constrangimentos por essa mesma razão, implica a aquisição de terrenos, o que se torna num processo difícil, uma vez e os proprietários raramente se mostram disponíveis porque não estão dispostos a ter uma ETAR nas proximidades.

 

A ETAR das Arrecidadas já tem alguns anos e necessita urgentemente de ser intervencionada. Está em análise a hipótese da sua reformulação ou seu encerramento e a consequente ligação dos efluentes para a ETAR da margem sul, em alternativa, esta provavelmente a mais razoável.