Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

06 Jan, 2009

CENTRO HISTÓRICO

 
A Câmara de Abrantes decidiu, finalmente, isentar de taxas a publicidade para o comércio e serviços no centro histórico, além de promover a requalificação dos edifícios. Foi preciso esperar pelo final do terceiro mandato socialista e pela véspera das eleições para o actual executivo dar finalmente cumprimento a uma das medidas pelas quais o PSD de Abrantes mais se tem batido nos últimos anos, com vista a afirmar a centralidade urbana do centro histórico e à qualificação do ambiente urbano.
  
Pena é que o actual executivo camarário só agora tenha acordado para um problema que, durante os últimos 16 anos, não só ajudou a agravar como, em grande parte, foi criado por si.
 
Com efeito, a requalificação do centro histórico levada a cabo pelo executivo socialista, sem a criação simultânea de parques de estacionamento que permitissem o fácil acesso ao centro histórico, asfixiou completamente o comércio local e afugentou as pessoas do centro histórico.
 
Na verdade, sem um grande parque de estacionamento de apoio (no mínimo), o centro histórico não só não é atractivo para quem pretende fixar residência na cidade como é inviável economicamente para o pequeno comércio, que não consegue concorrer com as facilidades de estacionamento que as grandes superfícies, situadas na zona norte da cidade, propiciam.
 
Neste contexto, a saída da ESTA do centro histórico da cidade será uma machadada fatal no comércio local, uma vez que os estudantes são ainda quem garante algum movimento nesta zona.