PSD QUER SUSPENSÃO IMEDIATA DO PROGRAMA
in Mirante de 25/11/10
|
Vereadores da oposição consideram que os tempos de crise que se vivem desaconselham investimentos de milhões e referem que anteriores projectos municipais para revitalização do centro histórico falharam.
O anúncio de um investimento de “vários” milhões de euros na regeneração do centro histórico de Abrantes levou os vereadores do PSD com assento no executivo municipal a reclamarem a “suspensão imediata” do programa.
O pedido dos eleitos sociais-democratas surge na sequência do anúncio da autarquia, de maioria socialista, de elaborar um plano de regeneração urbana da cidade, com o objectivo de revitalizar o centro histórico e que engloba intervenções ao nível dos transportes, comércio tradicional e edifícios devolutos, um plano de intervenção que pode ascender a “alguns milhões” de euros.
“Lançar neste momento um programa de regeneração urbana global do centro histórico deste teor revela uma inconsciência da situação dramática em que vivemos e em que vamos viver, na melhor das hipóteses, nos próximos dez anos”, disse o vereador social-democrata Santana-Maia Leonardo.
“É uma situação que nos assusta”, acrescentou o vereador, tendo afirmado que a autarquia “tem de estar preparada para ver o seu orçamento substancialmente reduzido nos próximos anos”. Segundo referiu o autarca em reunião de câmara, “os milhões de euros que a câmara já gastou no centro histórico em projectos do mesmo género não só não revitalizaram o centro histórico como ainda tiveram o condão de afugentar os poucos que aqui residiam e aqui vinham”. “A câmara já deveria ter aprendido com os erros do passado”, observou. (…)