Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Santana-Maia Leonardo - in Nova Aliança 

 

A crítica de Manuel Alegre a Cavaco Silva por este não ter sido um resistente ao salazarismo é, no mínimo, surpreendente, sobretudo vinda de quem vem. Com efeito, faço a justiça de considerar que também para Manuel Alegre, tal como para mim, todos os homens têm a mesma dignidade social, independentemente da sua nacionalidade, raça, sexo, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução ou condição social.

 

Também reconheço que não fica bem a um candidato a Presidente da República um passado conformado com o Portugal de Salazar, um país de partido único, onde existia polícia política, tortura e censura. Mas pior do que isso é o passado de um candidato a Presidente da República conivente com a Argélia de Ben Bella e de Boumédiène, um país de partido único, onde existia polícia política, tortura e censura, em doses muito maiores e mais bárbaras do que o Portugal de Salazar.

 

Na verdade, pior do que viver conformado com o Portugal de Salazar é lutar contra o Portugal de Salazar, a partir de um país com um regime muito mais cruel e onde as violações dos direitos humanos eram muito mais graves.