Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

Afinal qual é a diferença entre o assédio sexual, o consumo de drogas e a prestação de favores sexuais para obter contrapartidas profissionais numa qualquer fábrica têxtil e no dito mundo da moda e do espectáculo? Nenhuma, porque acontece em ambos, mas claro que numa fábrica tudo isso são problemas que há que combater e chagas sociais que há que denunciar, enquanto no tal mundo do glamour não há problemas propriamente ditos mas apenas zangas, discussões e reconciliações entre famosos. (...)

 

Já se imaginou um professor falar com alunos como fazem os membros dos júris dos concursos de talentos? E os meninos perante aqueles destratos transmitidos em directo e colocados online pelos canais de televisão limitam-se a lacrimejar e a garantir que não vão desistir do seu sonho. Se em vez de estúdio a acção decorresse numa escola e o que estivesse em causa fosse a Matemática e não ser famoso, logo uma multidão de sábios garantiria que daquela apreciação negativa e da sua divulgação na pauta escolar nasceria um horror tão justificado quanto irremediável ao simples acto de somar dois mais dois.

 

É algo de muito perturbante a ingenuidade e a permissividade das famílias de crianças e jovens perante a sua entrada no mundo da fama onde o olhar erotizado sobre os mais novos é mais do que óbvio e onde frequentemente eles valem pela cara e pelo corpo que têm. (...)

 

Helena Matos - in Público de 13/1/2011