Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

CASA CÂMARA DO BLOCO C10 EM VALE DE RÃS

Resposta ao pedido de esclarecimento dos vereadores do PSD  

 

O vereador Santana-Maia Leonardo apresentou um pedido de esclarecimentos relativo a uma casa no bloco C10 em Vale de Rãs, propriedade do Município de Abrantes, que abaixo se transcreve:

 

Em Março de 2010, os vereadores do PSD deslocaram-se a casa da munícipe residente numa fracção da câmara no Bloco C10, em Vale de Rãs, onde puderam constatar uma situação absolutamente escandalosa: uma munícipe, carenciada e mãe de uma menor com graves problemas de saúde, era obrigada a permanecer, desde há meses, numa casa propriedade da Câmara Municipal considerada insalubre e inabitável, pelos próprios técnicos da Câmara que aí se deslocaram para a avaliar.

 

No seguimento da nossa visita, a senhora presidente e a senhora vereadora Celeste garantiram, na reunião da câmara do dia 8 de Março de 2010, que a situação já estava a ser resolvida.

 

Acontece que, segundo informação recente, a habitação da munícipe encontra-se nas mesmas condições de insalubridade e inabitabilidade em que se encontrava há um ano, escorrendo água pelas paredes sempre que chove.

 

Face ao exposto, gostaríamos de saber por que razão, passado um ano, a situação se mantém, numa casa propriedade da Câmara e que alberga uma munícipe carenciada e mãe de uma menor com graves problemas de saúde?

 

A vereadora Celeste Simão disse que ainda na semana anterior tinha sido feita uma visita domiciliária à casa em questão, na qual não se constatou as condições referidas.

 

O vereador Manuel Jorge Valamatos disse que, conforme foi dito na altura, foi feita uma intervenção para impermeabilização do telhado. Ainda há poucos dias, perante as reclamações da arrendatária, e colocada a hipótese que essa intervenção pudesse não ter resultado, os técnicos do município deslocaram-se, em conjunto com o empreiteiro, ao local. O que se verificou nessa visita não foi coincidente com o relatado pela munícipe. Efectivamente, a construção apresenta algumas fragilidades, próprias deste tipo de construção. Existe alguma humidade nas paredes, no entanto, esta é consequência das condições atmosféricas e não de alguma fissura nas paredes ou no telhado.

 

A vereadora Celeste Simão, em complemento, informou que a intervenção englobou ainda a substituição do chão da habitação.

 

A presidente da câmara referiu ainda que a intervenção não está directamente relacionada com a visita dos vereadores do PSD ao local. No entanto, agradeceu a chamada de atenção para a situação.

 

Ver posts relacionados:

Reunião da câmara de 8/3/2010

Reunião da câmara de 15/3/2010