Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Mirante - edição de 14/4/11

 

Autarcas querem mais rigor na selecção das pessoas

a apoiar pelo Banco Alimentar Contra a Fome de Abrantes

 

Os vereadores do PSD na Câmara de Abrantes defendem critérios mais rigorosos para selecção das famílias que recebem apoio do Banco Alimentar Contra a Fome (BACF). Essa posição, expressa na última reunião do executivo camarário, decorre de informações prestadas por alguns munícipes de Tramagal, que terão manifestado a sua indignação aos autarcas por terem assistido à distribuição de alimentos a pessoas que “são vistas diariamente nos cafés a tomarem o pequeno-almoço e a lanchar, recusando-se a trabalhar”.

 

Vivendo nós num momento de grande emergência social, onde o esforço de solidariedade social importa cada vez mais sacrifícios para os doadores e suas famílias, é fundamental que a confiança de que os produtos doados se destinam efectivamente a quem deles precisa não se quebre”, afirmam os vereadores Santana-Maia Leonardo e António Belém Coelho em comunicado.

 

Os autarcas argumentam que a “esperteza saloia” deve “ser combatida por todos os meios”, até porque “as pessoas envolvidas no projecto do Banco Alimentar Contra a Fome não merecem ver o seu esforço solidário ridicularizado por oportunistas, não se lhe podendo obviamente exigir que conheçam com rigor as pessoas que se lhe dirigem”.

 

Considerando que a Rede Social de Abrantes “tem realizado um bom trabalho”, os vereadores sustentam no entanto que é urgente “desenvolver dinâmicas activas que tenham impactos directos numa política social mais equitativa”. Daí questionarem quem decide sobre as famílias a serem apoiadas pelo Banco Alimentar e de que forma participam as assistentes sociais do município nesse processo, atendendo ao facto que a autarquia é a entidade que coordena a Rede Social.

 

Os vereadores social-democratas propõem ainda que a vereadora que coordena a Rede Social, Celeste Simão (PS), agende uma reunião com os responsáveis do Banco Alimentar Contra a Fome de Abrantes visando a criação de uma equipa congregando várias entidades “com o objectivo da partilha de informações sobre as famílias que devem usufruir deste apoio”.

 

Ver post relacionado:

Reunião da câmara de 4/4/11 (III)