Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

CAMPANHA DIREITO À ALIMENTAÇÃO

Proposta dos vereadores eleitos pelo PSD

 

Neste momento, é facto notório que existem cada vez mais famílias a viver em dificuldade extrema, causada, designadamente, pelo desemprego, quebra de rendimentos, doença, etc.

 

Muitas destas famílias vivem à margem do circuito habitual dos apoios institucionais e, para outras, o apoio institucional que recebem não é suficiente.

 

Sendo certo que as dificuldades sentidas ultrapassam, em muitos casos, o aspecto meramente financeiro, atingindo a esfera da própria sobrevivência, nomeadamente em termos de alimentação regular e adequada, sobretudo em agregados familiares em que existem  crianças e/ou idosos.

 

Sem esquecer que os géneros alimentícios distribuídos pelas instituições de solidariedade não contemplam alguns alimentos fundamentais numa dieta alimentar saudável e equilibrada,  tais como os legumes.

 

Por outro lado, todos nós sabemos  que existe uma pobreza envergonhada.

 

Com efeito, muitas pessoas que tinham uma situação económica que lhes permitia fazer face às suas necessidades básicas, sentem-se hoje constrangidas em comparecer nos locais onde terceiras pessoas assistem à entrega dos alimentos.

 

Ora, tomámos conhecimento que, em, pelo menos, três municípios (um deles aqui bem perto), foi levada a cabo, com enorme sucesso e contando com uma grande adesão, uma campanha denominada “Campanha Direito à Alimentação”, destinada prioritariamente às famílias que contem no seu seio com crianças e/ou idosos não abrangidos por outros tipos de apoios institucionais.

 

Ora, atendendo a que este é um problema extensível a todos os concelhos e que não faltam, em Abrantes, empresas de restauração e de qualidade, que também comungam da crença que a função social é um elemento integrante do conceito de empresa, estamos certos que uma campanha idêntica colheria uma grande adesão junto das nossas empresas, que não deixariam de contribuir dentro das suas possibilidades para uma iniciativa com a força e impacto de solidariedade social que a mesma reveste.

 

Face ao exposto, os vereadores do PSD vêm apresentar a seguinte proposta, requerendo, desde já, o seu agendamento:

 

     (1)  Que, em colaboração com todas as instituições do ramo de solidariedade social e outras (AHRESP e ANMP), o serviço de acção social da autarquia efectue com urgência um levantamento de famílias nas condições referidas;

 

     (2)  Que se contactem empresas de restauração do concelho, para que, e mediante regulamento específico, se possa efectuar um apoio efectivo em termos de disponibilização de refeições, nas situações que se considerarem carenciadas;

 

     (3)  Que esse apoio seja efectuado de forma a que as famílias, por ele abrangidas, não sintam constrangimento pela sua prestação;

 

     (4)  Que a avaliação dos apoios prestados seja efectuada regularmente (por exemplo, de dois em dois meses), de forma a aferir a necessidade efectiva dos apoios já prestados ou da necessidade de alargamento a outros núcleos familiares.