Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

ACORDO PARA A MOBILIDADE ELÉCTRICA

Proposta da presidente da câmara

 

Nº 41 - A presidente da câmara apresentou igualmente, para aprovação, a minuta do acordo para a Mobilidade Eléctrica, a celebrar entre o Estado Português, representado pelo Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento e pela Ministra do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e o Município de Abrantes. Deu algumas explicações relativamente à finalidade deste protocolo, que visa, resumidamente, a instalação de pontos de carregamento de viaturas eléctricas, e ao seu enquadramento nos planos municipais. Quanto à meta de substituição de veículos municipais, prevista em 20%, disse que é ambiciosa, mas que a frota municipal se encontra, neste momento obsoleta, sendo apenas objecto de pequenas reparações, necessárias à segurança e ao conforto. (...)

 

O vereador Belém Coelho disse que os vereadores do PSD estão perfeitamente de acordo com o que é proposto, que se enquadra dentro das necessidades de substituição, o mais breve possível, dos combustíveis fósseis por alternativas não poluentes e renováveis e que a substituição da frota municipal por veículos eléctricos também tem o seu apoio. No entanto, estando os veículos eléctricos, em termos de autonomia e de custo fora do alcance da maioria dos consumidores, questionou se existia algum estudo que previsse o número de veículos de mobilidade eléctrica que possam vir a usufruir destes pontos.

 

A presidente da câmara disse que não existe um estudo relativamente ao número de veículos, mas esclareceu que o trabalho que está a ser desenvolvido irá permitir retirar esses dados e que o protocolo deixa em aberto o número de pontos de carregamento, em função das necessidades que estimarem para curto/médio prazo, podendo vir a ser aumentado o número de postos instalados. Além disso a integração do município neste projecto nacional irá permitir o carregamento das viaturas por todo o país, aumentando a mobilidade.

 

O vereador Belém Coelho disse ainda que deve ser tida em linha de conta a grande extensão do concelho de Abrantes, que levanta questões de autonomia, e o número de lugares reservados de estacionamento, pois podem vir a ser lugares vazios. (...)

 

-------------------------------------------------------------

Deliberação Aprovada em Minuta: Por unanimidade, aprovada a referida minuta, delegando-se poderes na Presidente da Câmara para a sua assinatura.