Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

Ex.ma Senhora

Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD

Abrantes                                                             

 

A primeira vez que, no dizer de V.Exª., tive a coragem de lhe dirigir a palavra, fui surpreendido com a seu agradecimento por esse facto, acompanhado pela sua disponibilidade para me responder pessoalmente.

 

Recusei porque entendia que uma personalidade com a estatura de V.Exª.- Presidente da Concelhia, Deputada Municipal, Deputada Intermunicipal e Membro da Distrital do PSD – não deveria descer ao ponto de receber um vulgar eleitor, para lhe prestar esclarecimentos, que aliás não lhe pedira.

 

V.Exª. voltou a surpreender-me, reiterando o seu gosto e determinação em responder-me pessoalmente, até para me dar a oportunidade de a conhecer e poder tirar as minhas reais e fidedignas conclusões. Teve até a atenção de me facultar o discurso que proferiu na última comemoração do 25 de Abril, de cuja utilidade falarei mais adiante.

 

Até essa altura, de V.Exª. apenas sabia o nome – Manuela Ruivo -.

 

Por delicadeza, aceitei o seu convite e, enquanto aguardei com alguma ansiedade, a desejada conversa, tive ensejo de trocar impressões com duas pessoas das melhores relações de V.Exª. Nem calcula como me sentia importante, perante a deferência de uma Senhora tão prendada.

 

Pois bem. A legitimidade que não tinha quando dirigi a V.Exª. a primeira carta, pelo que me penitenciei, sobra-me agora, para voltar ao seu contacto. Acabei por conhecê-la melhor, sem a ter conhecido pessoalmente. Já desisti de esperar pela prometida conversa, mas não vou desperdiçar a oportunidade de dizer a V.Exª. o que penso sobre assunto, naturalmente com o devido respeito.

 

Antes, gostava de perceber porque desistiu. Quer parecer-me que V.Exª. terá sido aconselhada por alguma amiga que conhece a meiguice com que costumo tratar comportamentos criticáveis ou então por algum companheiro que continua a conduzi-la politicamente, alimentando-lhe a esperança de voos mais altos. A ambição não será defeito. Tudo depende dos meios que são utilizados para alcançar os fins.

 

Mas voltemos ao discurso. Foi bonito e próprio de um evento que o Povo já não festeja e a que já só acorrem os pensionistas do orçamento público. V.Exª. falou muito bem em “ânsia de protagonismo político”, em “dignidade na forma de estar na política”, em “nobreza de carácter”, em “busca da verdade”, em “ética”, em “valores” e em “valorização do mérito e do trabalho”. Confesso que fiquei na dúvida se foi V.Exª. quem escreveu aquelas palavras! Se foi, quero recomendar-lhe que leia, até fixar, um ditado popular que, em criança, ouvi com frequência da boca do meu Pai: “Pelo céu vai uma nuvem! Todos dizem: bem a vi! Todos falam e murmuram, mas ninguém olha para si”.

 

V.Exª. ao afirmar que “tem vergonha na cara”, que “quer fazer a diferença” e que “o seu único objectivo é elevar o nome do PSD em Abrantes”, está, na realidade, apenas a prolongar a agonia do partido porque nem os repetidos enxovalhos de que foi alvo, vomitados pelo execrável mandatário do seu parente, conseguiram que tivesse vergonha na cara, que se distinguisse de pessoas sem escrúpulos e sem valores e o que consegue, afinal, é evidenciar a sua desmedida ânsia de poder, não rejeitando nenhum meio para alcançar os seus fins.

 

Fica-me a sensação de que V.Exª. escolheu o cavalo errado, ao apoiar-se na estrutura partidária para atingir os seus objectivos. O apoio válido e duradoiro é o que vem dos eleitores e esse conquista-se com trabalho e sacrifícios, que o Povo não lhe reconhece.

 

Termino já. Creia que,sinceramente,lhe desejo as maiores venturas na sua vida privada, mas não posso deixar de recomendar a V.Exª. que se demita da Concelhia do PSD de Abrantes se, efectivamente, tem, como ÚNICO objectivo, elevar o nome do partido.

 

Atenciosamente 

Artur Lalanda