REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 20/6/11
EMPRÉSTIMO AO BANCO EUROPEU DE INVESTIMENTO
Declaração de voto (A FAVOR) dos vereadores eleitos pelo PSD
Sendo o endividamento do estado, das autarquias, das empresas e das famílias a principal causa da grave crise social e económica em que vivemos e do seu agravamento nos próximos anos, os vereadores eleitos pelo PSD vêem com grande reserva qualquer tipo de empréstimo neste momento.
No entanto, depois de analisada a proposta de empréstimo ao BEI por parte da Câmara Municipal, para pagamento da contrapartida nacional da construção e equipamento de três centros escolares (Alferrarede, Bemposta e Rio de Moinhos), contrapartida essa correspondente a 20% do montante elegível mais a parte considerada não elegível, e verificadas todas as condições legais da contracção do mesmo, os vereadores do PSD decidiram aprovar a presente proposta.
Até porque este tipo de investimento vem ao encontro do defendido pelos vereadores do psd no seu programa eleitoral, designadamente, criar condições para a fixação das populações nas freguesias e melhorar as infra-estruturas escolares, ainda que esteja em absoluta contradição com toda a política seguida, ao longo dos últimos 18 anos, pelos sucessivos executivos socialistas de esvaziamento das freguesias.
Com efeito, o investimento agora em causa, deveria ser executado, de forma integrada, no âmbito de uma política de fixação e atracção de população para as freguesias, sob pena de podermos assistir ao seguinte paradoxo: os centros escolares de Bemposta e Rio de Moinhos virem a ficar mais depressa sem alunos do que a câmara sem a dívida.
Ora, não seria admissível aumentar o endividamento da autarquia num momento tão dramático como este, para Portugal e para os portugueses, para, mais tarde, vir a destinar os centros escolares agora construídos com tanto sacrifício para lares de idosos ou sedes associativas.