Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

In A Barca on-line de 27/6/2011 

 

O PSD absteve-se relativamente à proposta de deliberação para a aprovação do processo de contratação da empreitada da “ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes – Tecnopolo do Vale do Tejo – Abrantes”. No entanto, a proposta foi aprovada, por maioria, com os votos a favor dos vereadores eleitos pelo PS e pelo ICA.

 

O PSD, na sua declaração de voto, reconhece a importância da construção deste equipamento universitário, mas considera que "a saída da ESTA do centro histórico é contraditório com o programa de regeneração urbana do mesmo" já que é "o único pilar que ainda o sustenta".

 

Quanto ao projecto de regeneração urbana para o centro histórico da cidade de Abrantes que engloba o Museu Ibérico, uma nova Câmara que ocuparia todo o espaço do edifício da ESTA e da garagem da rodoviária nacional e um Centro Cultural a instalar no mercado municipal, os vereadores social democratas também têm uma visão diferente.

 

O PSD defende a manutenção da localização da câmara, a recuperação e requalificação do mercado diário, a criação de condições de conforto para a circulação de pessoas nalgumas ruas do centro histórico, a recuperação das habitações degradadas, a criação de uma Academia de Música e de Artes de Abrantes, a reavaliação da circulação automóvel nalgumas artérias do centro histórico e afirma ainda que o centro histórico deveria acolher o mercado semanal e serviços como centro de saúde, loja do cidadão, segurança social ou SMAS.

 

Ver DOSSIÊ II: Centro Histórico e Cidade