Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

12 Fev, 2009

NA HORA DA VERDADE

 

«A mim custou-me ouvir o primeiro-ministro inglês fazer uma diatribe contra os trabalhadores estrangeiros no Parlamento de Londres (…).
 
Gordon Brown, vendo os sindicatos ingleses contestar o emprego numa refinaria (e noutra unidade fabril) para trabalhadores não ingleses (entre os quais e portugueses e italianos), longe de refrear os ânimos, repetiu o slogan da campanha: o trabalho nas ilhas britânicas deve ser para trabalhadores britânicos.
 
A frase, em si, parece não ter nada de mal. (…) E, no entanto, para quem sabe que todas as barbaridades começam com uma ideia que a muitas parece aceitável, detectam-se nas palavras de Brown os primeiros sombrios sinais de xenofobia (…).
 
David Cameron, o líder conservador que se opõe a Brown, chamou-lhe a atenção para isso mesmo: “O senhor está a jogar com o medo deles”, disse-lhe.
 
E aqui temos mais um ponto de reflexão. É que a direita britânica não temeu ser impopular numa questão de princípio. Mas, afinal, foi a direita inglesa, com Churchill, que mais combateu o nazismo, como foi a direita francesa com De Gaulle (ainda os comunistas estavam amarrados ao Pacto Germano-Soviético), que organizou a Resistência. As crises são sempre momentos para pôr de lado os preconceitos e olhar desapaixonadamente a realidade.» 

Henrique Monteiro, in Expresso de 7/2/2009