Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

ENCERRAMENTO DAS EXTENSÕES DE SAÚDE DO SOUTO E FONTES

Período antes da ordem do dia

.

A Presidente da Câmara disse que também se fala no encerramento das extensões de Souto e Fontes, para concentração no Carvalhal, de Aldeia do Mato, para Rio Moinhos (o que já acontece) e de Martinchel para Constância.

 

O Vereador Belém Coelho disse estar a par destas questões da saúde e que a sua interpretação é de que todos os parceiros, inclusivamente os privados, deverão ser chamados a pagar também a factura. O Serviço Nacional de Saúde, não prestando os serviços que deveria prestar, gasta muito mais que outros, e não é por ser este governo ou outro. Este Ministro apontou um caminho: não deve ser só o estado a pagar, mas também os privados.

 

Referiu ainda que nem ele nem a sua família têm médico de família há cerca de ano e meio. Ainda que felizmente não tenham necessitado, receia como será quando for necessário.

 

A Presidente da Câmara disse que isso a preocupa, mas o que mais a preocupa ainda são as pessoas que estão longe e sem transporte para se deslocarem. É da opinião que deveria haver uma integração entre os sistemas de saúde – muitas das vezes verifica-se uma disfunção e duplicação de custos, porque o sistema de cuidados básicos não está integrado com os cuidados hospitalares.

 

O Vereador Santana Maia disse não estar  apreensivo como a Presidente de Câmara, porque já há dez anos que tem a certeza  de que isto vai ser uma desgraça. O próximo ano vai ser mau, mas o ano seguinte  ainda vai ser pior. Não tem dúvidas de que vai haver cortes cegos, sobretudo,  nas regiões do interior, onde há menos pessoas. Estes cortes resolvem o problema  de curto prazo, mas só aparentemente, porque, ao contribuírem para o agravamento  da desertificação do interior, vão gerar mais despesa no futuro, quando  obrigatoriamente se tiver de fazer o seu repovoamento.

.

Ver DOSSIÊ VII: Saúde