Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

 

Para responder às novas necessidades da economia e da sociedade portuguesa, a estratégia terá que contemplar o seguinte:

     - Um compromisso político sobre a governação nos próximos anos, sobre a reforma do funcionamento do sistema político que corrija os erros e evite a sua repetição no futuro, que promova um maior escrutínio por parte da sociedade e assegure a reforma profunda do Estado. Isto incluirá uma revisão constitucional.

     - Uma estratégia económica que promova a valorização dos recursos nacionais, um aumento das exportações e uma substituição de importações. Mas esta estratégia não pode arrancar nas actuais condições do acordo com a troika. Por isso, exige um acordo com a União Europeia que incluirá uma solução monetária - mas sem saída do euro - uma reestruturação da dívida pública organizada e aceitável pelos mercados. Estes dois elementos são fundamentais para que o país possa investir em simultâneo com a redução do consumo, o que hoje se tornou impossível.

     - E uma componente social que visa dotar a sociedade de melhores meios de resposta e de coesão social, ficando menos dependente do Estado. É um reforço do Estado social, mas pelo lado da sociedade! (...) 

 

Por isso, deixo um apelo à coragem dos dois jovens líderes (do PSD e do PS). Não percam tempo com questões menores!

Como disse um dia um conhecido diplomata, "as nações e os homens tendem a agir com sabedoria, depois de esgotadas as alternativas"!

 

Ventura Leite (militante do PS) - Público 15/10/11