Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Alberto Gonçalves - Sábado de 16/2/2012

 

Talvez a minha descrença face aos políticos tenha chegado a um ponto em que já me satisfaço quando as suas conversas privadas e gravadas à socapa não versam favores pessoais, estratégias de propaganda, conspirações perversas ou puras fraudes.

.

O curto diálogo entre o ministro das Finanças e o homólogo alemão esteve longe disso: sensata ou não, a única preocupação ali revelada por Vítor Gaspar prendia-se com a situação do País, o que em si não me parece condenável, mas mesmo assim fomentou um daqueles turbilhões de indignação que permitem discutir ardentemente irrelevâncias e desprezar o que importa. (...)

.

Sobretudo os críticos exigem que o dr. Gaspar realize milagres verdadeiramente extraordinários, como o de esconder a falência mediante orgulho patriótico, o de fingir que não somos pobres junto dos que nos podem aliviar a pobreza, o de recursarmos alienar a dignidade que perdemos há muito.

.

Recordar porque é que estamos falidos, pobres e indignos não ocorreu a ninguém. Nunca ocorre, donde o buraco a que descemos.

.

Para representar devidamente Portugal, o dr. Gaspar devia mostrar-se de joelhos, o que enfim deixaria uma nação entrevada à altura de um homem idem.