Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

FONTE DE ABRANÇALHA DE CIMA

Proposta dos vereadores eleitos pelo PSD

.

A fonte de Abrançalha de Cima foi construída em 1954, em resultado de colaboração entre a Câmara Municipal de Abrantes, o proprietário da quinta onde se situa a nascente e a população da aldeia.

.

Nessa data, foi acordado que a população abria as valas para passagem das condutas, a Câmara fazia as obras e o dono da propriedade ficava com direito às sobras da fonte.

.

De notar que a nascente, que se encontra devidamente protegida por uma construção de alvenaria, situa-se na encosta fronteira à fonte, e permite o seu abastecimento por gravidade.

.

Convém notar que a conservação e limpeza, tanto da nascente como da fonte, tem sido, sempre, tarefa de alguns moradores, com excepção de uma intervenção, em 2010, pelos Serviços Municipalizados, para desentupir a canalização de aproveitamento das sobras.

.

Acontece, agora, que a fonte está seca há vários meses, sabendo-se que existe um entupimento da conduta.

.

Os moradores não dispõem de meios para a sua reparação.

.

Tratando-se de um bem precioso, como é facto notório e reconhecido pelos próprios Serviços Municipalizados, que até aconselham o aproveitamento da água das chuvas, seria criminoso não aproveitar aquela água de nascente que, nos meios rurais, é muito útil para lavagens, regas de flores e outros usos domésticos e fica disponível, o ano inteiro, sem quaisquer encargos para o município ou para os utilizadores da água.

.

Pelo exposto, os vereadores do PSD vêm apresentar a seguinte proposta, requerendo, desde já, o seu agendamento:

.

     A Câmara deverá diligenciar junto dos serviços municipalizados, que dispõem de meios adequados, para que procedam ao desentupimento da conduta, de forma que a fonte volte a cumprir a sua missão..

 

Ver Secção II do DOSSIÊ IX: Zona Centro

Ver DOSSIÊ: As Nossas Propostas

1 comentário

Comentar post