REUNIÃO DA CÂMARA DE 5/3/12 (II)
FONTE DE ABRANÇALHA DE CIMA
Proposta dos vereadores eleitos pelo PSD
.
A fonte de Abrançalha de Cima foi construída em 1954, em resultado de colaboração entre a Câmara Municipal de Abrantes, o proprietário da quinta onde se situa a nascente e a população da aldeia.
.
Nessa data, foi acordado que a população abria as valas para passagem das condutas, a Câmara fazia as obras e o dono da propriedade ficava com direito às sobras da fonte.
.
De notar que a nascente, que se encontra devidamente protegida por uma construção de alvenaria, situa-se na encosta fronteira à fonte, e permite o seu abastecimento por gravidade.
.
Convém notar que a conservação e limpeza, tanto da nascente como da fonte, tem sido, sempre, tarefa de alguns moradores, com excepção de uma intervenção, em 2010, pelos Serviços Municipalizados, para desentupir a canalização de aproveitamento das sobras.
.
Acontece, agora, que a fonte está seca há vários meses, sabendo-se que existe um entupimento da conduta.
.
Os moradores não dispõem de meios para a sua reparação.
.
Tratando-se de um bem precioso, como é facto notório e reconhecido pelos próprios Serviços Municipalizados, que até aconselham o aproveitamento da água das chuvas, seria criminoso não aproveitar aquela água de nascente que, nos meios rurais, é muito útil para lavagens, regas de flores e outros usos domésticos e fica disponível, o ano inteiro, sem quaisquer encargos para o município ou para os utilizadores da água.
.
Pelo exposto, os vereadores do PSD vêm apresentar a seguinte proposta, requerendo, desde já, o seu agendamento:
.
A Câmara deverá diligenciar junto dos serviços municipalizados, que dispõem de meios adequados, para que procedam ao desentupimento da conduta, de forma que a fonte volte a cumprir a sua missão..
Ver Secção II do DOSSIÊ IX: Zona Centro
Ver DOSSIÊ: As Nossas Propostas