Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

por Gonçalo Oliveira

 
Recentemente a Câmara Municipal realizou o 2º Fórum da Agenda 21 Local de Abrantes, sob o temática da “Educação, Formação e Qualificação das pessoas para a sociedade do conhecimentos e vida activa”. Segundo a Câmara Municipal, estas iniciativas servem para, com a participação dos cidadãos, se identificar os problemas do concelho, e qual a melhor forma de os combater.
 
Na minha modesta opinião, estas incitativas servem apenas para escamotear a total incompetência de 16 anos de governação socialista no nosso concelho e o falhanço completo de todas as políticas de desenvolvimento levadas a cabo neste período. Este denominado “Fórum” chegou à seguinte conclusão: entre outros temas, um dos que mais penaliza o concelho diz respeito à inexistência de uma estratégia concertada para ajudar a fixar os jovens licenciados no concelho.
 
Leram bem? Trata-se de uma evidência que o PSD tem insistentemente relembrado e os nossos jovens sentido na pele. Finalmente, as pessoas começam a retirar a cabeça da areia. Esta é, na verdade, um dos maiores problemas estruturais que impede o desenvolvimento do concelho nos moldes idealizados pelos últimos executivos.
 
Defendemos, por exemplo, diversas vezes, a criação de clusters que aproveitassem a história e a envolvência natural de Abrantes e que serviriam tanto para projectar o nome de Abrantes para lá dos limites do concelho e do distrito como para fortalecer o tecido empresarial do concelho, sem o qual o emprego qualificado é uma miragem. Tudo é, no entanto, possível, desde que quem nos governa tenha visão e espírito de missão. Duas qualidades que, felizmente, o Dr. Santana Maia tem.