Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Santana-Maia Leonardo - in Semanário de 20/3/09 

Naquele tempo em que os alunos sabiam muito mais do que hoje, havia uma disciplina que todos os alunos gostavam e que era fundamental porque fazia o contraponto com todas as outras. Refiro-me à Educação Física. Enquanto as outras disciplinas exigiam do aluno um elevado grau de concentração e empenhamento intelectual, na Educação Física o aluno libertava as tensões, descomprimia-se, divertia-se.
Hoje os burocratas da Educação conseguiram transformar esta disciplina fantástica, numa disciplina mais chata do que as outras, onde também é preciso estudar, fazer testes e trabalhos escritos e onde o aluno até pode reprovar. Ao contrário de antigamente, hoje a Educação Física em vez de libertar, sobrecarrega, em vez de descomprimir, comprime, em vez de divertir, chateia.
É assim o nosso Ensino: onde se devia estudar, brinca-se; onde se devia brincar, estuda-se. Os burocratas da Educação conseguiram finalmente transformar a Escola na mais irracional e absurda das realizações humanas. Nunca, como hoje, a célebre letra da canção dos Pink Floyd teve tanta actualidade: «Eh! teacher leave the kids alone!»