Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

Paulo Rangel - Público de 31/7/12

.

(...) O uso de uma linguagem mais coloquial, informal ou até rasteira põe em causa o respeito devido às funções públicas e aos eleitores em nome dos quais elas são exercidas. (...)

.

É, aliás, deveras surpreendente o modo como tanta gente confunde a erudição ou cultura formal com a educação, civismo ou "polimento". A linguagem "popular" - usada pelas camadas com menos instrução e com menos poder social ou económico -, tal como qualquer outro tipo de linguagem, tanto pode ser usada num registo polido como num registo menos cuidado ou até rude.

.

Por isso, Marcelo errou o alvo quando, para legitimar a sua indiferença ao registo em causa ("Que se lixem as eleições"), brandiu o exemplo de Jerónimo de Sousa. Jerónimo de Sousa é precisamente um caso de uso consistente da linguagem popular num registo sempre educado...

.

O desempenho de funções políticas não tem de ser, como foi outrora, pomposo, solene, grave, sacral ou majestático. E muito menos tem de o ser no quadro de um regime republicano. Mas há-de pautar-se por uma linha irrepreensível de dignidade, de sobriedade e de respeito. E, por muito bem intencionadas ou calorosas que sejam as tiradas num tom mais informal, a verdade é que elas, especialmente em contexto institucional, arriscam-se a pôr em causa esses valores.

.

Em democracia, é fundamental que os responsáveis políticos não se esqueçam que falam, não em nome próprio, mas em representação dos seus concidadãos e do interesse geral. Ora, esse vínculo à representação dos outros e ao interesse geral tem de reflectir-se, de um ou doutro modo, no estilo da comunicação.