Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

02 Ago, 2012

EM DEFESA DA HONRA

Santana-Maia Leonardo - in A Barca

.

Temos sido governados, nos últimos anos, pela versão portuguesa da geração "Sexo, Drogas e Rock 'n Rooll". Ou seja, a geração da "realização pessoal". E em nome da realização pessoal, sacrificou-se tudo, até a família e os amigos. A honra foi um valor desprezado, denegrido e totalmente esvaziado por esta geração, ao ponto de praticamente ter desaparecido do nosso vocabulário.

 

Ora, a honra é a trave mestra do edifício dos valores. Não há instituição, comunidade ou sociedade que consiga manter-se de pé sem valorizar a gente honrada. Acontece que, nos últimos 40 anos, ao mesmo tempo que a gente honrada era perseguida, enxovalhada e ridicularizada por esta geração, os "chicos espertos" tomavam de assalto todas as instituições (partidos, autarquias, escolas, tribunais, Assembleia da República, Governo, Presidência da República, etc. etc.) e institucionalizavam, como ideologia da IIIª República, o "chico-espertismo". Estamos, agora, apenas, a colher o que semeámos..  

 

E num país governado por esta canalha, não se podia esperar dos nossos serviços secretos outra coisa a não ser andar a espreitar pelos buracos da fechadura ao serviço de um qualquer "chico esperto". E não sei mesmo o que mais me revolta: se esta geração de "chicos espertos" que implodiu todas as nossas instituições ou a cínica candura dos nossos comentadores que, tendo presenciado à derrocada das nossas instituições, ainda têm o descaramento de pedir ao povo para confiar no regular funcionamento das mesmas.