Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

05 Ago, 2012

LOUVOR DOS RICOS

Alberto Gonçalves - Diário de Notícias de 29/7/12

.

Nos sites da imprensa generalista, a notícia de que Alexandre Soares dos Santos é o novo homem mais rico de Portugal foi em geral recebida com comentários de puro ódio. (...)

.

O "valor" de Alexandre Soares dos Santos ronda os 2 mil milhões de euros, pecúlio que, na Suécia, lhe concederia um reles sétimo posto na lista dos multimilionários. O sueco mais abonado possui quase vinte mil milhões. O norueguês mais rico, para continuar em nações de dimensão semelhante, dispõe de cerca de dez mil milhões. O dinamarquês mais rico? Quatro mil milhões. O holandês? Cinco mil milhões. O belga? Três mil milhões.

.

A verdade é uma: sem acumulação de capital, a prosperidade não passa de retórica. Portugal conta com os ricos mais pobres da Europa, circunstância que em sociedades política e economicamente abertas traduz o atraso indígena (ou os limites indígenas à referida abertura) e não qualquer indício de progresso. Curiosamente, os "progressistas" de serviço continuam a querer erradicar a escassa riqueza em prol da penúria global com já Salazar sonhava. Bate certo, mas os "progressistas" não batem bem.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.