Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Extracto da entrevista de Vital Moreira* no Jornal de Negócios de 29/7/12

*deputado socialista no PE

.

(...) Verificámos que muitos países tinham sistematicamente incumprido o pacto de estabilidade quanto ao défice. É o caso de Portugal. Ao mesmo tempo deixámos aumentar as remunerações, deixámos agravar as condições de competitividade externa, deixámos disparar os créditos das empresas e dos consumidores. No final, não tínhamos apenas um problema de défice do Estado, tínhamos um défice da economia, das empresas, das famílias e dos bancos. (...)

.

A Europa tem tentado corrigir desde 2008 a arquitectura do barco, a sua construção e os rombos que sofreu, numa situação de tempestade. Fazer isso em condições normais teria sido relativamente fácil, fazê-lo no meio da tempestade é muito complicado. (...)

.

A Alemanha tem feito o suficiente para afastar o euro do abismo e, depois, para ir respondendo às situações. (...) A estratégia da Alemanha é clara: primeiro, não facilitar as coisas para evitar que os países que têm de fazer as correcções estruturais percam o incentivo para as fazer; segundo, melhorar a integração orçamental, bancária e política. (...)

.

Se estivesse no Governo o Partido Socialista cumpriria o acordo, não só porque o assinou mas também porque não tem alternativa para ele. (...) (Um voto contra o próximo Orçamento) correria o risco de ser interpretado como um voto contra a consolidação orçamental. (...)

.

O PS deve ser um partido de Governo mesmo quando está na oposição e deve defender na oposição aquilo que faria se estivesse no Governo. (...)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.