A RPP SOLAR E AS NÃO-NOTÍCIAS
Santana-Maia Leonardo - A Barca
.
Relativamente à RPP Solar, a nossa imprensa regional continua a entreter-se a noticiar as sucessivas prorrogações dos prazos e os sucessivos incumprimentos, como se isso fosse notícia. Ora, há mais de dois anos que salta à vista desarmada do mais ingénuo que o projecto nunca se irá concretizar. Consequentemente, andar a noticiar prorrogações de prazos que se sabe, de antemão, que não irão ser cumpridos, pode ser uma brincadeira de mau gosto mas não é certamente uma notícia.
.
Notícia era informar a população de quem foi o responsável pela retirada da cláusula de reversão do protocolo, que tão gravemente lesou os interesses e o património do Município. Isso é que os órgãos de comunicação social deveriam investigar e procurar saber, porque isso é que é notícia, tanto mais que a maioria socialista não só foge desta pergunta como o “diabo da cruz” como também recusa a instauração de qualquer tipo de inquérito (externo ou interno) para apuramento das responsabilidades.
.
Noticiar apenas as prorrogações dos prazos que toda a gente já sabe que não vão ser cumpridos é, no fundo, alinhar na táctica socialista de ganhar tempo para proteger os responsáveis e diluir as responsabilidades.