01 Mai, 2009
INSEGURANÇA: VISITA AO MILLENIUM
A visita foi conduzida por José Pires, gerente do Centro Comercial Millenium. Durante a visita, foi latente o desânimo e a falta de motivação dos comerciantes (os poucos que ainda resistem) e dos moradores, em virtude do clima de insegurança que vigora numa zona central da cidade como é aquela, estando estes especialmente chocados com a impunidade que prevalece sobre os prevaricadores e com a inoperância e indiferença dos vários organismos com competências sobre a matéria. É, aliás, escandaloso que um centro comercial com esta dimensão e localização tenha sido obrigado a contratar segurança privada para colmatar a falta de segurança pública.
O PSD entende que, apesar do município não se poder substituir ao Estado no seu papel de garante da segurança pública, deve utilizar todos os meios para pressionar a tutela a intervir no sentido de garantir a segurança dos cidadãos: alterando a legislação criminal, fazendo o acompanhamento e a fiscalização dos programas de reinserção social, reforçando o policiamento nas zonas de maior conflito e agilizando o sistema de justiça para que o crime não continue a ser uma actividade altamente compensadora.
Assobiar para o ar, à espera que a tempestade passe, ou enterrar a cabeça na areia é que não pode continuar a ser a solução. Garantir a segurança nos pequenos e médios estabelecimentos é uma das vertentes da segurança pública que, se não funcionar, acarreta sérios prejuízos para a economia local e nacional. Os pequenos comerciantes não podem servir apenas para pagar impostos e multas.
Lamentamos que a Comissão de Segurança, criada no âmbito da Assembleia Municipal, ainda não tenha reunido, assim como também reprovamos a passividade e indiferença com que o executivo municipal está a encarar a questão da insegurança que se vive em certas zonas da cidade.
Estando o problema identificado, é urgente agir. Por isso, o PSD vai solicitar, através dos seus vereadores, que a Câmara Municipal tome a iniciativa de agendar uma reunião da Comissão de Segurança e que pressione os organismos da tutela a apresentar soluções.
Mas, porque também é necessário os cidadãos darem o exemplo, uma vez que o medo é ele próprio gerador de insegurança, Santana Maia comprometeu-se a frequentar não só o Centro Comercial como a sua sala de cinema.
No seguimento desta jornada de trabalho, a candidatura do PSD apresentou as suas linhas programáticas para o sector da segurança que poderá ser consultado no nosso blogue em Programa Eleitoral: Segurança.