CENTROS ESCOLARES
Santana-Maia Leonardo - Nova Aliança
.
Considero a construção dos Centros Escolares um investimento essencial no combate à desertificação do território, porque permite que zonas do concelho carentes deste tipo de equipamentos usufruam das mesmas condições de excelência que são oferecidas aos alunos que vivem nos centros urbanos. É este tipo de equipamentos que contribui para a fixação das populações nas freguesias rurais e não a manutenção, em cada aldeia ou lugar, de pequenas escolas carentes de alunos e de condições.
.
Num mundo cada vez mais globalizado, onde a convivência com o outro é essencial para a formação integral de cada um, não é aceitável que os alunos das freguesias rurais continuem a crescer em escolas isoladas do mundo que não têm sequer capacidade para formar duas equipas de futebol. Sejamos francos, manter uma escola básica a funcionar com 30 ou 40 alunos, em pleno século XXI, é o mesmo que querer disputar um campeonato de futebol com um plantel de cinco jogadores.
.
No entanto, era bom que todos estivéssemos cientes de que a construção dos Centros Escolares, só por si, não resolve o problema. Com efeito, caso não haja uma inversão do nosso modelo de desenvolvimento, dentro de dez anos, os Centros Escolares agora construídos vão-se debater com o mesmo problema de falta de alunos com que se debateram as escolas que agora foram encerradas.