Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

31 Mar, 2013

A LIÇÃO DE CHIPRE

João Pereira Coutinho - CM de 30-3-2013

.

Henrique Monteiro escrevia ontem no ‘Expresso’ que a solução encontrada para o Chipre tinha tudo para agradar à esquerda: uma lavandaria de dinheiro vai à falência e quem paga a conta não são os contribuintes, nem os pequenos aforradores. São os donos da lavandaria e, vá lá, o ‘grande capital’ lá enfiado. Por que motivo, então, o Chipre desperta tanta indignação entre as cabeças igualitárias?

.

Com a devida vénia ao Henrique, arrisco uma resposta: não, não é porque a solução encontrada destrói a confiança bancária, ou o euro, ou até a economia de um país (as razões válidas). Chipre provoca urticária mental porque persiste ainda entre as crianças a ideia infantil de que os países do Norte devem pagar os desvarios do Sul. Em Chipre, os desvarios da banca. Em Portugal, os desvarios da dívida.

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Rexistir 01.04.2013

    Agradecemos-lhe a sua participação e a atenção que dá ao nosso blog. Se quiser participar com artigos de opinião, poderá fazê-lo, desde que se identifique, obviamente, podendo enviá-los para o nosso mail. Não lhe colocaremos quaisquer limitações, à excepção de artigos de carácter exclusivamente insultuoso ou com referências à vida privada de qualquer pessoa.

    Santana-Maia
  • Sem imagem de perfil

    Nuno Gaspar 01.04.2013

    Agradeço a delicadeza, Dr.Santana Maia. Apesar de discordar frequentemente, tenho este seu espaço como um dos lugares de opinião mais esclarecida e frontal da cidade. Infelizmente, de blogs de insulto soez e anónimo, escárnio e devassa de vida privada, Abrantes já está servida.
    Passe lá por casa
    http://olhodeboi.blogs.sapo.pt/

  • Imagem de perfil

    Rexistir 01.04.2013

    Como dizem os japoneses, «quando duas pessoas pensam da mesma maneira, uma é dispensável». Eu gosto de falar e discutir com pessoas com ideias diferentes das minhas, desde que tenham mentes abertas, porque, para fanatismos, não tenho paciência, nem vale a pena discutir. Inicialmente pretendia fazer deste blog um blog de opinião livre onde escrevessem pessoas de diferentes quadrantes políticos e ideologias. Falei com comunistas, bloquistas, membros do ICA, centristas, mas infelizmente as pessoas ou não têm ideias para apresentar ou têm receio de as exibir publicamente.
    Quanto aos textos que aqui são publicados por mim, não significa que esteja de acordo com todos eles, procuro apenas escolher textos que fujam ao politicamente correcto e que sejam, de alguma forma, provocatórios.

    Santana Maia
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.