Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Vasco Pulido Valente - Público de 24-3-2013

.

(...) Apesar do ar imberbe e manso de Seguro e da sua retórica de catequista católico nunca houve a menor dúvida de que, tarde ou cedo, o PS viraria à esquerda: uma esquerda respeitosa, veneradora do euro e de Bruxelas, muito bem calculada para não assustar a "moderação" bem-pensante e conservar a uma distância decente o radicalismo que não entra no "arco governativo".

.

Claro que, mesmo assim, a "Europa" não gostou e não perdeu tempo a manifestar ao sr. Seguro o seu desprazer. Um funcionário anónimo veio logo dizer que Bruxelas preferia "um consenso político" (um "consenso" dos partidos ditos democráticos) para executar "as reformas" do memorando e outras que por aí apareçam em caso de necessidade. Mas, mesmo assim, Seguro persistiu. Porque, além do Bloco e do PC, tem de contar com a sua própria confusão interna. (…)

.

O método clássico para tratar estas desordens consiste, como se sabe, em atiçar a canzoada a um inimigo comum, no caso ao Governo de Passos Coelho. Não sem garantir uma obediência humilde à sra. Merkel e lhe garantir que o PS não tocará em nada de essencial, como, aliás, nunca tocou ou tocará. (…)