Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

RPP SOLAR - JÁ CHEGA DE GOZAÇÃO!

Declaração dos vereadores eleitos pelo PSD

. 

Na reunião da câmara de 22 de Outubro de 2012, a senhora presidente pediu-nos para aprovar uma alteração ao protocolo celebrado com a RPP Solar, uma vez que, da sua aprovação pela Assembleia Municipal de 18 de Dezembro de 2012, dependia o pagamento imediato do promotor de todos os encargos que a câmara suportou com a aquisição do terreno.

.

Face à forma como a questão nos foi colocada, não pudemos deixar de aprovar a referida alteração e por duas ordens de razão: em primeiro lugar, para não sermos acusados de querer impedir o Município de recuperar o dinheiro que a Câmara gastou com a aquisição do terreno; em segundo lugar, porque acreditávamos que a senhora presidente já não iria ter cara para propor nova prorrogação do prazo se o promotor voltasse a falhar, como era óbvio que ia falhar. 

.

Acontece que, como era previsível, o pagamento não só não foi efectuado de imediato (ou seja, até final de Dezembro de 2012) como ainda não foi sequer efectuado.

.

Ora das duas uma: ou é o promotor que anda a brincar com a Câmara ou é a senhora presidente que anda a brincar connosco.

.

Só que nós já não estamos a achar graça à brincadeira até porque a brincadeira já se transformou em gozação.

.

E, se a senhora presidente, os restantes vereadores e os deputados municipais não se importam de ser tratados como palhaços, nós importamo-nos.

.

E apesar de o dinheiro perdido pela Câmara neste projecto ser considerável, há uma coisa que a Câmara já perdeu e que não há dinheiro nenhum que pague.

.

Ou seja, perdeu a face.

.

E neste momento é já a própria dignidade da instituição a que pertencemos que está em causa.

.

A dignidade das instituições defende-se assumindo publicamente os erros e as responsabilidades que cabem a cada um e denunciando as situações até para prevenir que as mesmas se repitam noutros municípios.

.

Era bom não esquecer que, sempre que um município embandeira em arco no conto do vigário, quem sofre as consequências com os prejuízos daí decorrentes são não só os munícipes desse município mas também todos os contribuintes portugueses.

.

E só faltava mesmo que o mandato terminasse sem que este assunto ficasse definitivamente resolvido.

.

Como acima se referiu, já não se trata de uma questão de dinheiro, trata-se apenas e tão-só de salvar a honra da instituição que representamos.

. 

Pelo exposto, deverá ser agendada para a próxima reunião a declaração da caducidade do alvará, caso o pagamento não seja efectuado até essa data.

.

Deverá também nessa data a senhora presidente informar qual o advogado contratado pela autarquia que redigiu o protocolo ou que participou na sua redacção.

.

Ver DOSSIÊ VI: RPP Solar