Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Alberto Gonçalves - DN de 21-7-2013

 

O que seria de Portugal sem Boaventura de Sousa Santos? Um país muito mais triste, com certeza. Não falo só por mim (...). Falo pelos inúmeros compatriotas meus que alegram os dias à custa de cada atoarda de BSS. Já dizia o Reader's Digest: rir é o melhor remédio (...).


É por isso que constitui motivo de festejo e galhofa rija a carta que B de SS escreveu a Evo Morales, o qual de certo modo representa para os estadistas internacionais o que B de SS representa para o estudo sério da realidade social. Ao contrário da maioria das anedotas sem graça, a carta é longa. À semelhança de muitas anedotas hilariantes, a carta vem disfarçada de pedido de desculpas (...) 


Incrivelmente, o resto é ainda melhor. Lançado, B de SS evoca o racismo da Igreja quinhentista, o colonialismo dos "brancos", o "saudoso Presidente (com maiúscula) Hugo Chávez" e o carácter malévolo da CIA. Se me descrevessem um estereótipo tão anacrónico e completo quanto B de SS, eu não acreditaria. E se em larga medida B de SS é inacreditável, o que dizer dos que o levam a sério?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.