Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

16 Jun, 2009

QUANTO AOS IDOSOS

(Discurso de Santana Maia na apresentação dos candidatos do PSD à Câmara Municipal de Abrantes - 3ª parte)
 
Abrantes é hoje um concelho envelhecido, sem que existam, no entanto, quaisquer perspectivas de rejuvenescimento, a não ser que seja feita uma inflexão na orientação das políticas sociais levadas a cabo pela autarquia.
 
A solidariedade social tem de ser encarada, cada vez mais, e agora em especial, fruto da conjuntura actual, como uma pedra basilar no desenvolvimento da nossa sociedade. Neste momento, temos a obrigação de intervir em matérias que não são da competência da autarquia, mas que, face à demissão do Governo e à total falência das suas políticas, cabe-nos nós encontrar soluções para os problemas da exclusão social, da pobreza e da terceira idade.
 
Agora o que também não é aceitável por parte de uma autarquia que ainda por cima tem o descaramento de se auto-denominar de socialista é que prefira gastar dezenas de milhares euros num escultura à beira Tejo do que gastar uns trocos na conclusão das obras do centro de dia das Fontes, uma freguesia que tão necessitada está de uma infra-estrutura deste tipo.  
 
No que diz respeito à Saúde, a falta de médicos nas extensões de saúde de todo o concelho é um problema que se vai agravar e que irá atingir, sobretudo, as pessoas e as freguesias do concelho mais desfavorecidas e envelhecidas. Temos, por isso, a obrigação de ajudar a encontrar soluções para minorar este grave problema.
 
Defendemos, por conseguinte, a criação, de imediato, de uma rede de transportes, municipais ou contratados pelo município, para transportar e acompanhar os mais idosos nas deslocações extraordinárias que terão de fazer enquanto o problema perdurar. Esta é uma prioridade. (cont.)