17 Jun, 2009
QUANTO À SEGURANÇA
(Discurso de Santana Maia na apresentação dos candidatos do PSD à Câmara Municipal de Abrantes - 4ª parte)
Todos sabemos que o município não se pode substituir ao Estado no seu papel de garante da segurança pública. No entanto, deve utilizar todos os meios para pressionar a tutela a intervir no sentido de garantir a segurança dos cidadãos: alterando a legislação criminal, fazendo o acompanhamento e a fiscalização dos programas de reinserção social, reforçando o policiamento nas zonas de maior conflito e agilizando o sistema de justiça para que o crime não continue a ser uma actividade altamente compensadora.
Assobiar para o ar, à espera que a tempestade passe, ou enterrar a cabeça na areia é que não pode continuar a ser a solução. Garantir a segurança nos pequenos e médios estabelecimentos é uma das vertentes da segurança pública que, se não funcionar, acarreta sérios prejuízos para a economia local e nacional. Os pequenos comerciantes não podem servir apenas para pagar impostos e pagar multas.
Por outro lado, não aceitamos que o Governo continue a financiar o crime e a marginalidade. Quem recebe apoios sociais tem de saber que também tem deveres para com aqueles que pagam impostos para que eles possam continuar a receber esses apoios. (cont.)