30 Jun, 2009
A CÂMARA E AS ACTIVIDADES EXTRACURRICULARES
A candidatura do PSD à Câmara Municipal de Abrantes não pode deixar de mostrar a sua indignação pela passividade e conformismo com que a Câmara Municipal tem assistido, desde o início do ano lectivo, à incapacidade da empresa «Ludico Ideias» para assegurar o preenchimento de horários das Actividades Extra Curriculares no 1º ciclo.
Com efeito, desde Janeiro que os professores da mesma se queixam da falta de pagamentos, tendo-se já manifestado através de greves e outras formas de expressão.
Acontece que Câmara Municipal de Abrantes, apesar de ter confirmado a veracidade das falhas apontadas, continuou a efectuar os pagamentos a esta empresa, como se o contrato estivesse a ser religiosamente cumprido, ou seja, apesar de saber que a mesma não efectuava os pagamentos aos seus funcionários há vários meses.
Esta situação absolutamente escandalosa é bem reveladora do grau de insensibilidade e de autismo a que o executivo socialista chegou. É, pois, altura de as pessoas de Abrantes, nas próximas autárquicas, os fazerem descer à terra. Vai-lhes fazer muito bem!
Por outro lado, a candidatura do PSD à Câmara Municipal de Abrantes é absolutamente contra a solução defendida pelo executivo socialista de intercalar as actividades extracurriculares no horário das aulas do ensino regular.
Com efeito, não sendo as actividades extracurriculares de cariz obrigatório devem as mesmas continuar a funcionar após as aulas do ensino regular, como até aqui, ou seja, das 15H30 às 17H30, por forma a evitar que as crianças tenham furos no meio do horário ou que sejam obrigadas a frequentá-las, prolongando indevidamente o seu horário, contra a vontade de alguns encarregados de educação.
Só a manutenção do horário das actividades extracurriculares após o final das aulas do ensino regular permite que aquelas actividades mantenham o seu carácter facultativo e que os encarregados de educação mantenham a sua liberdade de nelas inscreverem ou não os seus filhos.
Acresce que a interrupção das aulas regulares para actividades extracurriculares viria a ser mais um elemento de desconcentração dos alunos do 1º ciclo que, tendo em conta a sua pouca idade, necessitam de mais tempo para se concentrarem para a realização de qualquer tarefa, razão por que o 1º ciclo funciona em regime de monodocência e em 5 horas de aulas.
Nesta faixa etária, intercalar aulas de Actividade Física com aulas de Matemática, por exemplo, seria introduzir um factor de desconcentração dos alunos absolutamente idiota, porque evitável e desnecessário.
Para a candidatura do PSD à Câmara Municipal de Abrantes, as aulas extracurriculares deverão ser geridas pelos Agrupamentos e Associações de Pais que assim o desejem (sabemos de antemão que há vontades manifestadas nesse sentido) e, sempre que tal não seja possível, deverão ser estabelecidos contratos com empresas ou parceiros que garantam um ensino de qualidade.