Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

Rádio Hertz Tomar - notícia de 26-12-2013 

A presidente da Câmara respondeu e disse que está a aguardar pelas iniciativas propostas e aprovadas na Assembleia Municipal pelo PSD. Anabela Freitas defende que estas acções devem ser levadas a cabo em conjunto com o município:

«Em Abrantes, a Delegação da Ordem dos Advogados, em conjunto com a Câmara e com a senhora presidente da Comunidade do Médio Tejo e que é também presidente daquela autarquia, tiveram uma reunião onde pretendiam discutir alternativas ao encerramento de tribunais em Abrantes, Ferreira do Zêzere e Mação. Este ante-projecto tem como objectivo encerrar o tribunal do trabalho de Abrantes, passando toda a competência para Tomar. No anterior executivo liderado pelo PSD, foi aprovada uma moção no sentido de dar conhecimento ao Ministério da Justiça a nossa preocupação no sentido de manter em Tomar o Tribunal do Trabalho, que tem instalações modernas... Mas a verdade é que vemos a Comunidade do Médio Tejo, com a sua presidente que é também presidente de Abrantes, a participar em reuniões deste género e nós a vermos, assustados, a possibilidade de Tomar poder ficar para trás nesta situação. Queria saber o que é que foi feito relativamente à proposta apresentada recentemente, visto que é de extrema urgência defender as instituições do concelho de Tomar... Também gostava de saber o que é que a Câmara está a fazer para colmatar esta tomada de posição do concelho de Abrantes».

A reorganização dos Tribunais na região foi um dos assuntos abordados na recente reunião da Câmara de Tomar. O tema foi introduzido pelo vereador João Tenreiro, do Partido Social Democrata, que recordou a Assembleia Municipal, onde foi aprovada uma moção, numa chamada de atenção para «as movimentações da autarquia de Abrantes», que pretende alternativas à decisão de transferir para Tomar todas as funções do Tribunal de Trabalho ali existente:

«No que diz respeito à moção apresentada na Assembleia, concordo que é da maior importância. Tive oportunidade de, nesse dia, falar com membros da bancada do PSD e dizer que a autarquia quer reunir com a tutela. Os próprios membros da bancada do PSD propuseram-me que a reunião ocorresse entre os representantes dos juízes e da ordem dos advogados. Esses elementos ficaram de consensualizar a marcação de uma reunião junto destas entidades. Estou a aguardar... Uma coisa é o Município estar sozinho, outra coisa é existir uma tomada de posição conjunta. Vamos a qualquer lado para fazer valer aquele que será o papel de Tomar nesta reorganização».

Por sua vez, Pedro Marques, dos Independentes, disse que Tomar deve-se antecipar ao lobby poderoso de Abrantes. O vereador recordou a importância da manutenção da ACT em Tomar em todo este processo:

«A senhora presidente Anabela Freitas, existindo reuniões com essas delegações, deverá também pedir um encontro com a tutela, no sentido de esclarecer as coisas. Abrantes, em algumas matérias, tem um lobbie poderoso. Há que ter consciência disso e antecipar-nos para não ficarmos apeados nessa matéria. O que sentimos é que face à reforma, o distrito tem dois pólos, Santarém e Tomar. É bom que assim se mantenha».

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.