Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

por Emídio Direito

 
19 de Novembro é o Dia Mundial do Xadrez, comemorado nesta data devido ao nascimento de José Raul Capablanca, único sul-americano campeão do mundo.
 
A origem do xadrez é um dos maiores mistérios do mundo. Ela é tanto atribuída ao lendário rei Salomão do Velho Testamento,  quanto aos sábios mandarins da China, contemporâneos do filósofo Confúcio.
 
Mas há quem atribua a origem do xadrez aos egípcios, talvez porque um dos documentos mais antigos sobre o xadrez é a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egipto). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogando xadrez, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.
 
Na cidade de Abrantes existe no Sporting Clube de Abrantes, uma secção dedicada ao xadrez, nos quais alguns atletas do concelho se dedicam à prática desta modalidade.
 
Já tivemos no passado um open de grande categoria, no qual tínhamos a participação de Grandes Mestres, nacionais e internacionais, levando assim a nossa cidade além fronteiras. Infelizmente esse open deixou de existir.
 
Contudo, existem alguns apaixonados pela modalidade que não se deixam vencer assim tão facilmente. Haverá, no próximo Domingo dia 23 de Novembro, um torneio, na categoria de semi-rápidas, nesta secção pelas 15 horas.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.