Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Alexis de Tocqueville nasceu no dia 29 de julho de 1805 e foi bastante activo na política francesa, tendo ficado conhecido pelos livros: "Democracia na América" e "O Antigo Regime e a Revolução".  Tocqueville era um liberal clássico que defendia o governo parlamentar e era céptico em relação aos extremos da democracia. Em relação à sua (...)
TESTE RÁPIDO PARA CONHECER O SEU GRAU DE PORTUGUESISMO Leia o texto que se segue (ou veja o vídeo clicando sob a foto) e, após, escolha uma das hipóteses que lhe são colocadas. TEXTO Num corrida de Corta-Mato, o queniano Abel Muttai, que estava a poucos metros da meta, pensou que já havia concluído a prova, quando ainda faltavam alguns metros. O espanhol Iván Anaya, que vinha em segundo lugar, apercebendo-se do erro do (...)
A reabilitação do Estado Novo e da figura de Salazar é uma evidênvia, basta ter em conta o cada vez maior número de pessoas que fala, de forma positiva, de Salazar e que defende políticas iliberais, patrióticas e nacionalistas. E quanto à (...)
Como já se está mesmo a ver, a máscara vai passar a ser uma moda como os piercings, as tatuagens, os bonés de lado e as calças rotas. E não é de estranhar que um dia destes a burkha não só passe a ser moda como passe a ser usada e defendida por aqueles que mais a criticaram. E bem vistas as coisas é uma moda que se adequa na perfeição aos novos tempos em que a COVID-19 é um vírus equiparado, em termos de saúde pública, aos olhares machistas como são todos os olhares dos (...)
08 Mai, 2020

A puta que o pariu

A destreza e a simplicidade com que Ricardo Quaresma, no um-para-um, driblou o glorioso político e cartilheiro André Ventura e lhe enfiou as suas alarvidades de trivela pela goela abaixo, depois de lhe ter feito dois túneis e uma rabeta, são a prova de que, mesmo na política, as qualidades do futebolista de génio são muito superiores às do comentador-por-encomenda. No entanto, no Parlamento, quando António Costa quis responder a André Ventura com a trivela de Quaresma ficou (...)
Consegui finalmente entender o que certos cronistas das redes sociais entendem por "Autoridade do Estado de democrático a funcionar". A fronteira é extremamente fácil de estabelecer relativamente à posição do eleitorado socialista, quanto a este procedimento do ministério da Saúde. E refiro-me apenas ao eleitorado socialista porque o governo é socialista e é, precisamente nestas situações, que se consegue avaliar o grau de convicção de cada um. A fronteira entre as (...)
Só não te perdoo teres deixado de fora os alentejanos que também são gente ainda que sejam tratados abaixo de cão pelo Governo. Ou achas que os alentejanos não servem para jogar à bola? Com tantos lugares no banco de suplentes, não me (...)
«Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.» «Este Governo não cairá, porque não é um edifício, sairá com benzina, porque é uma nódoa.» «O riso é um castigo; o riso é uma filosofia. Passa-se sete vezes uma gargalhada em volta de uma instituição e a instituição alui-se.»