Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

pravda.jpg

Os assuntos de carácter científico não os discuto porque sou um ignorante.

Relativamente às decisões de carácter político, em caso de pandemia, cumpro-as, sempre com algum cepticismo por serem políticas logo muito falíveis, porque, quer seja numa guerra, quer seja numa calamidade pública ou pandemia, o pior que pode acontecer é a anarquia, o salve-se quem puder, cada um fazer o que acha e não se obedecer à cadeia de comando.

Agora o que eu espero da comunicação social, em qualquer circunstância, é que ela não aceite ser passeada à trela pelo poder politico e, muito menos, ser o Pravda do regime. Ora, quem lê a imprensa estrangeira como eu e quem vai frequentemente ao estrangeiro como eu, não pode deixar de estranhar esta forma estranhamente laudatória como a nossa comunicação social se comporta relativamente ao poder seja ele qual for.

Aliás, acontece frequentemente o seguinte: qualquer crítica que atinja Portugal ou é omitida ou é deturpada, tal como fazia o Pravda, para unir mais os portugueses contra o inimigo estrangeiro; os elogios a Portugal, a maioria dos quais tem a sua fonte na própria imprensa portuguesa, são transcritos omitindo-se a fonte como se a mesma fosse estrangeira.

Resumindo: a comunicação social de Lisboa é um autêntico boletim municipal do Governo, limitindo-se a reproduzir em tom épico, tal como fazem os pasquins dos municipios deste país, os feitos do senhor presidente da Câmara. Neste caso, suas Excelências os irmãos Dupond e Dupont.

Desculpem, vou ter de interromper, porque tenho de ir vomitar....

Santana-Maia Leonardo