A conquista do poder
Em 2017, o jornalista Vítor Matos publicou um trabalho jornalístico de investigação sobre os dois maiores partidos portugueses, com base em depoimentos e casos reais, dando-nos a conhecer como são construídas as relações de poder dentro de cada partido num esquema de pirâmide, onde apenas consegue triunfar gente pouco escrupulosa e onde as autarquias desempenham um papel essencial.
Se está interessado em saber como se conquista e mantém o poder em Portugal, aconselho-o a ler este livro intitulado “Os Predadores”.
Depois de o ler, vai perceber por que razão temos sido governados, nos últimos trinta anos, por verdadeiras associações de malfeitores e por que razão é praticamente impossível livrarmo-nos desta gente: o sistema está blindado.
Sete anos após a publicação deste livro, tudo continua na mesma o que demonstra bem não só a falta de vergonha desta gente como também e sobretudo a grande complacência do cidadão eleitor para com esta canalha. Com efeito, quando os chefes partidários, para conquistarem o poder interno no partido, não olham a meios, designadamente, aos mais sórdidos e desonestos, como é relatado no livro, não se pode esperar que, depois, se transformem em gente honesta e honrada no exercício dos cargos que conquistaram de forma tão vil.
Santana-Maia Leonardo - A Ponte de 24/7/2023