Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

23 Mai, 2020

A culpa de Salazar

1.jpg

Salazar é um dos grandes culpados de sermos o povo reverente, obediente e manso, perante o saque e a pilhagem a que se dedicam diariamente as nossas elites, porque preferiu manter o povo, durante várias gerações, na ignorância, educando-o como um rebanho de ovelhas, em vez de apostar na educação para a liberdade e para que cada um pensasse pela sua cabeça.

E os chicos-espertos do 25 de Abril aproveitaram-se do rebanho que herdaram de Salazar, repartiram-no entre eles, mas nunca se mostraram interessados em educar para a liberdade.

A escola democrática não foi feita para que os portugueses usassem a cabeça para pensar, mas para obedecer. Como escreveu Bertrand Russell, "Os homens nascem ignorantes, não estúpidos. Eles tornam-se estúpidos pela educação."

O bom povo português indigna-se muito nas redes sociais e nos cafés, mas, na hora da verdade, basta o dono assobiar para ver o rebanho acudir ao chamamento, conduzida por uma matilha de cães raivosos que se insultam intencionalmente na comunicação social para manter junto o rebanho.

Tal como Fernando Pessoa, também eu invejo a inconsciência da Pobre Ceifeira que cantava, feliz, precisamente por não ter consciência da sua pobreza :

Ela canta, pobre ceifeira,
Julgando-se feliz talvez;
Canta, e ceifa, e a sua voz, cheia
De alegre e anónima viuvez (...)

Ah, poder ser tu, sendo eu! (...)

Santana-Maia Leonardo

2 comentários

Comentar post