Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Site da Câmara Municipal de Monforte

3.jpg 7.jpg

Santana-Maia Leonardo esteve em Monforte para apresentar a sua nova publicação, intitulada “A Terra de Ninguém”. Este encontro foi promovido pela Câmara Municipal de Monforte e decorreu no passado dia 9 de junho na Sala Polivalente da sua Biblioteca, onde foi recebido por Gonçalo Lagem, o Presidente do Município, Fernando Saião e Mariana Mota, o Vice-Presidente e Vereadora do Executivo, e por Vitória Medalhas, a Bibliotecária Municipal, e, perante várias dezenas de pessoas, o autor explicou que “A Terra de Ninguém” é uma coletânea de textos que “fui escrevendo e reescrevendo ao longo dos últimos trinta anos e que agora ordenei, depurei e organizei por quatro grupos temáticos. A maioria dos textos foi sendo publicada em jornais nacionais e locais e aborda um dos temas mais caros para quem vive na larga maioria do território nacional que não se encontra compreendido na faixa litoral de Setúbal a Braga e no Algarve litoral: o despovoamento do interior. O livro contém uma reflexão crítica sobre o papel da administração central do Estado português neste fenómeno que, não sendo novo, tem-se provado extremamente nocivo para aqueles que insistem (e resistem) em viver no interior”.

Gonçalo Lagem elogiou o papel que Santana-Maia tem vindo a assumir ao longo dos anos através das suas crónicas, “intervindo com aguçado espírito crítico na vida social e política, apontando o dedo aos principais responsáveis pela situação de abandono em que se encontra o interior do país, o que já lhe valeu um lugar de grande reputação, sendo, este livro, na minha opinião, um grito de revolta de um autêntico revolucionário que se insurge contra a forma como os governantes têm desprezado estas regiões. Portanto, a presença em Monforte de tão distinto ativista muito nos enobrece”.

Natural de Setúbal, cidade onde nasceu em 1958, António Santana-Maia Leonardo é Licenciado em Direito e em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Portugueses e Franceses), exerce a sua profissão na sociedade de advogados “Santana-Maia Leonardo & Associados”, da qual é fundador, com escritórios em Abrantes, Ponte de Sor e Gavião, sendo também Presidente do Agrupamento de Abrantes da Ordem dos Advogados.